Em episódio especial de "Como se Resolve" que será exibido na terça-feira, 02 de abril, à meia-noite (de segunda para terça-feira). O Discovery Channel mostra os bastidores da construção de um dos empreendimentos mais audaciosos do mundo em transmissão de dados: o "LT Amazonas", uma parceria entre a operadora TIM, a Isolux Infrastructure e o setor público com o objetivo de aumentar a capacidade de transmissão de voz e dados nesta região, marcando a chegada da companhia em áreas remotas do norte do país.

- Publicidade -

O Brasil está em constante evolução, mas para que se consolide o crescimento é necessário haver mais e melhores redes elétricas e de telecomunicações conectando todo o país. A região norte, especialmente, enfrenta grandes desafios na área de telecomunicações, não somente pela enorme extensão, mas também pela dificuldade de se realizar obras em zonas inundadas, nas margens de rios e em meio à vegetação quase impenetrável. Tendo em vista este cenário, a operadora TIM e a Isolux Infrastructureiniciaram o "LT Amazonas" em outubro de 2011. A partir daí começou a construir a rede de transporte (backbone), via rede elétrica interligando as cidades de Tucuruí (PA), Macapá (AP) e Manaus (AM).


Construção da linha de transmissão LT Amazonas é destaque no Discovery Channel
Divulgação/Discovery

O consórcio LT Amazonas, formado pelas empresas Isolux Infrastructure e Manaus Transmissora, consiste na construção de 1.747 quilômetros de linhas de alta tensão (1.191 km e 556 km respectivamente), com total de 3.351 torres de 45 a 180 metros de altura que representaram um grande desafio por prever a construção de duas torres metálicas com mais de 295 metros de altura, para que 2.500 metros de cabo pudessem atravessar o Rio Amazonas. Em depoimento concedido para o especial, o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ressalta a importância do projeto de conexão de linhas de transmissão em uma região onde a população enfrenta, também, grande dificuldade de acesso a serviços de telefonia e internet. O especial destaca todas as dificuldades enfrentadas pelas equipes, como as cheias do Rio Amazonas, que fizeram com que a obra ficasse praticamente parada durante seis meses, e a colocação de estacas a mais de 40 metros de profundidade tendo a forte correnteza do rio como principal adversidade.

A entrega do projeto está prevista para o próximo mês de agosto. "Este projeto foi um dos mais complexos que a nossa companhia já enfrentou, tanto por suas dimensões como pelas dificuldades do território. Estivemos muito atentos às exigências ambientais e às comunidades localizadas no Amazonas", conta Francisco Corrales, Country Manager da Isolux Corsán no Brasil.

"Como se Resolve" será exibido na terça-feira, dia 02 de abril, à meia-noite no Discovery Channel.

- Publicidade -