Uma crise envolvendo duas grandes empresas espanholas afetou a transmissão do Campeonato Espanhol no último final de semana no Brasil. A SKY, detentora dos direitos de exibição no país, não pôde exibir a partida entre Real Madrid e o Atlético de Madrid (veja vídeo promocional do clube no vídeo ao lado), partida que marcaria o arranque da temporada 2007-2008.

Em julho de 2006 a Audivisual Sport (AVS), Televisión de Cataluña, Mediapro e Sogecable celebraram contrato para transmissão das partidas do campeonato. No acordo ficou estabelecido o pagamento de 150 milhões de euros reajustáveis anualmente. Com isto, a Audiovisual Sports cederia, em sinal aberto, um jogo por jornada à Mediapro que transmitiria através de seu canal aberto La Sexta.

O acordo ainda prevê o direito de exploração e transmissão internacional das partidas pela Mediapro, que contará com os direitos de 38 clubes, de um total de 42, a partir da temporada 2009-2010.

Na última terça-feira, 21/8, a Sogecable anunciou o bloqueio do sinal de alguns jogos alegando uma dívida não paga pela Mediapro no valor de 58 milhões de euros devido a pagamentos em atraso. Em resposta, a Mediapro alterou o calendário de jogos de duas equipes sobre as quais detém os direitos de transmissão. Além de negar qualquer dívida, a Mediapro enviou comunicado informando que na realidade a Sogecable e AVS devem um montante de 31 milhões de euros.

A Sogecable e Audiovisual Sport (AVS) prometem liberar novamente os sinais internacionais das partidas em questão após o pagamento da dívida cobrada.