A TV Cultura comemora 40 anos no ar no próximo dia 16 de junho. Para lembrar a data, a emissora preparou uma série de especiais em sua programação, que incluirá a exibição de clássicos que marcaram época em diversas gerações durante quatro décadas.

- Publicidade -

Entre os dias 15 de junho e 5 de julho, o telespectador poderá conferir uma retrospectiva de diversos programas, incluindo Metrópolis, Provocações, Zoom, Jornal da Cultura, Entrelinhas e Vitrine. Na terça-feira (16/6), as atrações infanto-juvenis que consagraram o canal e lhe renderam inúmeros prêmios, como Bambalalão, X-Tudo, Revistinha, Confissões de Adolescente e Vila Sésamo (gravado na década de 70), serão relembrados numa maratona com mais de 10 horas de programação – das 8h às 19h15 – dedicadas às crianças e seus pais, que cresceram assistindo ao canal.

Consagrados musicais da emissora também ganham espaço nessa retrospectiva. Na quarta-feira (17), às 22h10, o Ensaio apresenta um compilado com edições antológicas de três décadas do programa (1970, 1990 e 2000). E para o domingo, 5 de julho, o Viola, Minha Viola também prepara um especial, com destaques da atração comandada por Inezita Barroso desde 1980.

A partir do dia 6 de julho, até 2 de agosto, a faixa das 20h às 21h será ocupada pelo Festival 40 Anos. Neste período serão levados ao ar 28 programas – na íntegra ou trechos – gravados nos últimos anos, nas áreas de dramaturgia, musicais, cultura, infantis, jornalismo e educação, e dedicados aos diversos públicos.

A TV Cultura também ganha novas vinhetas com o slogan "Cultura 40 Anos, a TV que Faz Bem", além de programetes relembrando atrações e personalidades que ajudaram a escrever a história da emissora, intitulados "A História da TV Passa por Aqui", que serão exibidos no decorrer da programação.

- Publicidade -