O Repórter Eco deste domingo (21/8) vai a Jacareí, interior de São Paulo, descobrir como o município conseguiu economizar 93% nos gastos e quase 50% no consumo de energia mensal, com alterações nos semáforos. O resultado não partiu de uma grande invenção, mas de uma simples mudança nas luzes da sinalização. A reportagem vai ao ar na TV Cultura, às 17h30.

- Publicidade -

Quem passa pelas ruas da cidade quase ignora a mudança. As lâmpadas dos semáforos agora são de LED (sigla em inglês que significa Diodo Emissor de Luz), que além de mais luminosas, são mais econômicas e eficazes. “São duas economias importantes. A primeira é do consumo de energia, é uma redução de 90% do custo de energia consumida. E a segunda é de manutenção”, afirma o Secretário de Infraestrutura de Jacareí. Isso porque a duração desse tipo de lâmpada é cem vezes maior.

A mudança foi resultado de uma parceria da prefeitura com a concessionária de energia elétrica da região. A troca não vai custar nada para os cofres públicos. “Não estamos investindo recursos financeiros, nós estamos apenas fazendo a mão-de-obra da troca desse equipamento…”, afirma o prefeito da cidade, Hamilton Ribeiro Mota.

O programa também foi conferir um novo jeito de andar por São Paulo. São os carros compartilhados. O sistema é simples: “A pessoa se filia à empresa, recebe um cartão e com esse cartão ela pode reservar carros que estão estacionados próximos ao trabalho ou à residência” explica Felipe Barros, sócio da empresa pioneira em São Paulo. Com essa alternativa, as pessoas podem utilizar o carro por poucos dias ou poucas horas. Isso significa mais economia e menos poluentes no ar.

- Publicidade -