curta Na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, às 22h45 (e 19h45 em Rio Branco), o canal Curta! exibe o documentário “Um Certo Dorival Caymmi” sobre a vida e obra do compositor baiano falecido em 2008. Ilustrado por inúmeros musicais, iconografia e ficção, Caymmi conta fatos relevantes de sua vida pessoal e profissional.

- Publicidade -

[creditos:91c6cd8134]
Divulgação Curta/Arquivo Pessoal Família Caymmi [/creditos:91c6cd8134]

Entre os fatos relevantes está seu envolvimento com outras formas de expressão artística como o cinema e a pintura. Assim como sua ida ao Rio de Janeiro em 1937 para a Rádio Nacional, sua parceria com Carmem Miranda em "O Que é Que a Baiana Tem?", a interpretação de suas músicas ligadas ao mar por seu filho Dori Caymmi e seu trabalho como ator ao lado de Paulo Gracindo e Dulce Bressane no filme “Estrela da Manhã”, de 1948, com roteiro de Jorge Amado. A direção do documentário é de Aluisio Didier.

Tudo resulta da mulher. Descobri há muitos anos que tudo gravita em torno deste ser divino. A mulher contém em si tudo que existe de criação. Eu gosto muito do gênero feminino, é uma paixão total, isso vem desde a minha infância”, declara Dorival Caymmi.

- Publicidade -