Produzida exclusivamente para o canal Curta! com apoio do Fundo Setorial do Audiovisual, a série “Os Anos 80 Estão de Volta”, dirigida por Darcy Burger, terá pré-estreia nesse fim de semana, com exibição de dois episódios. O primeiro vai ao ar no sábado, dia 26 de setembro, às 16h30m, e o segundo no domingo, 27, às 16h. Este último, inclusive, poderá ser visto, na íntegra, no site canalcurta.tv.br e na fanpage https://www.facebook.com/CanalCurta a partir de 0h deste sábado, 26, até 0h de segunda, 28 de setembro.

A série terá 11 episódios. O primeiro, que vai ao ar sábado, às 16h30m, apresenta um panorama da década de 80, com depoimentos de artistas de diferentes áreas como Léo Jaime, Evandro Mesquita, Maria Zilda Blethem e Marcelo Madureira, que descreveu o período como um dos mais importantes para a cultura brasileira: “Costumo dizer que depois da Semana de Arte Moderna de 22 e depois da Tropicália, a geração 80 foi o último movimento cultural completo”.

O de domingo, às 16h, aborda o primeiro Rock in Rio, de 1985, e faz uma homenagem aos 30 anos do festival. Nele, estão imagens da época de bandas importantes do rock brasileiro e seus integrantes ainda muito jovens, como Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Kid Abelha. Autor do jingle do evento, Eduardo Souto Neto, além de Nelson Motta, Eduardo Dussek também contextualizam o impacto que o evento trouxe à cena musical.

A série volta à programação do canal em novembro, para sua estreia oficial, com filmes que abordam também moda, televisão, artes plásticas, política, TV e teatro.