Depois de estrear na Globo Play, a série brasileira "Treze Dias Longe do Sol" estreia na Globo nesta segunda (08). De Elena Soárez e Luciano Moura, e direção artística de Luciano Moura, a minissérie é uma coprodução da Globo com a O2 Filmes, narra, em 10 episódios, os 13 dias que vão mudar para sempre a vida de quem está sob e sobre as ruínas de um prédio. Debaixo dos escombros, nove soterrados lutando pela sobrevivência. Acima deles, a barbárie que emerge da busca pelos culpados.

Com linhas modernas e aspecto funcional, a imponente construção de dez andares em centro de terreno parece pronta. Por que, então, o Centro Médico Dr. Augusto Rupp ainda não foi inaugurado? Se por fora tudo é sólido e bem-acabado, por dentro, uma insuspeita instabilidade reflete as disputas que o engenheiro responsável Saulo Garcez (Selton Mello) trava contra o tempo, contra os números e contra si mesmo.

E, em um dia em que já toureia com uma persistente rachadura, com um fornecedor que cobra atrasados e com a escassez de funcionários mal tapeada com a contratação de mão-de-obra informal, Saulo recebe a imprevista “visita” da filha do dono do Centro Médico – Marion Rupp (Carolina Dieckmann). A estonteante médica, com quem Saulo teve um tórrido romance bruscamente interrompido não faz tanto tempo, está ali para entender os motivos do atraso na entrega do prédio.

Chove pesado quando Saulo vê Marion chegar – ela está ali para vistoriar o prédio que já deveria estar pronto. Os ex-amantes começam pelos andares mais altos. Quando atingem o “S5”, último pavimento de garagem subterrânea, um dos operários percebe algo de muito errado: água brotando da parede. O empuxo de água com força imprevista faz ceder a contenção, o prédio desaba e sob os escombros: Saulo, Marion, o mestre-de-obra Jesuino e outros seis sobreviventes soterrados.

Depois da tragédia, o mundo se dividiu entre o povo de cima e o povo debaixo da terra. Para os soterrados, trata-se de apagar diferenças e juntar-se na luta pela vida. Para os demais – a despeito da aparente segurança da superfície – terá início uma caçada sangrenta por culpados. Gilda, Vitor Baretti e Newton da Nóbrega (Enrique Diaz) – o calculista da obra e colega de faculdade de Saulo – engendrarão um gato-e-rato para se livrar de prejuízos e culpas inescapáveis.

Fazendo a ligação entre o mundo de cima e o mundo de baixo está o Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros, Marco Antônio (Fabrício Boliveira). Embora esteja lá em cima, seu coração e mente estão com o povo de baixo. Quando toda esperança se esvai, quando os vivos já botam os sobreviventes na conta dos mortos, Marco Antônio é o único que fica de pé, mantendo o portal aberto. Se os soterrados voltarem a ver a luz do sol, muito se deverá ao incansável bombeiro.

Com um elenco que conta com Selton Mello, Carolina Dieckmann, Debora Bloch, Enrique Diaz, Paulo Vilhena, Lima Duarte, Camila Márdila, Fabrício Boliveira, Démick Lopes, Antônio Fábio, Arilson Lopes, entre outros, "Treze Dias Longe do Sol" estreia dia 08 de janeiro, as 22h na Globo.