O Canal Brasil exibirá o longa gaúcho "3 Efes" na sexta-feira, 7/12, a partir das 22h. Diretor de Verdes Anos (1984), Tolerância (2000) e Sal de Prata (2005), Carlos Gerbase volta à produção de baixo orçamento e distribui 3 Efes , seu novo filme, simultaneamente na televisão, no cinema, na internet e em DVD.

O filme se desenvolve a partir da teoria de que o ser humano tem três apetites: a fome, o sexo e o fasma (capacidade de imaginar, representar o mundo). A hipótese é colocada em prova por Sissi (Cristina Kessler ), uma jovem universitária que sustenta, a duras penas, o pai viúvo e o irmão pequeno. Sempre em dificuldades, ela recorre aos conselhos da tia Martina ( Carla Cassapo) , dona-de-casa às voltas com uma crise no casamento. Seu marido, o publicitário Rogério (Leonardo Machado), também está em apuros: sua última campanha não foi bem e ele precisa dar um jeito de salvar o emprego. Sob pressão, os personagens acabam tomando decisões que mudam drasticamente o rumo de suas vidas.

Em cena, a "Teoria dos 3 Efes" é defendida pelo próprio autor, o professor Aníbal Damasceno Ferreira, que deu aulas a Carlos Gerbase na faculdade de jornalismo. Apesar de tratar de sexo, fome e fasma, a tese foi batizada com este nome graças à irreverência de um aluno.