O canal de TV por assinatura Discovery HD Theater exibe nos dias 6 e 13 de dezembro, a partir das 23h, o especial "A Bíblia: Mistérios Revelados". A produção será exibida em alta definição e o canal está disponível para assinantes da SKY HDTV.

- Publicidade -

Mateus, Marcos, Lucas e João: a base da noção da verdade dos Evangelhos. Mas serão esses os primeiros Evangelhos? Em sítios arqueológicos, em vielas de misteriosos mercados negros e em testes com carbono-14, uma nova "verdade" está emergindo. No Egito, o Evangelho de Tomé, descoberto em 1947, parece ser mais antigo do que os Evangelhos tradicionais. Num laboratório de Washington D.C., páginas do Evangelho de Lucas parecem contar uma história bem diferente dos últimos dias de Jesus. E em Israel um antigo Evangelho escrito na pedra, descoberto em 2008, revela a história de um Messias que morreu e ressuscitou décadas antes de Jesus.

Estes são Evangelhos "perdidos", banidos do Novo Testamento, purgados pelas forças da ortodoxia e reprimidos por mais de mil anos antes que recentes descobertas os trouxessem à luz. Esta série explora vários textos misteriosos que mostram um lado diferente do Cristianismo antigo: do Evangelho de Maria que afirma que Maria Madalena foi o primeiro discípulo, até o Evangelho da Verdade que sugere que o Deus da Bíblia Hebraica não é ninguém menos do que Satanás.

Estas escrituras antigas foram submetidas a uma série de testes – carbono 14, paleografia, comparação isotópica e textual – para determinar se são mais antigos que os quatro Evangelhos tradicionais e para descobrir por que estavam "perdidos". Neste processo, descobriremos um mundo esquecido do Cristianismo de outrora, um mundo onde messias rivais brigavam por seguidores, um mundo onde a nova fé cristã lutava contra as forças de Roma e as divisões internas. E descobrimos algumas histórias antigas, e segredos surpreendentes, que foram banidos pelo triunfo de Mateus, Marcos Lucas e João.

- Publicidade -