Quando Emílio, uma criança de 3 anos, está prestes a ingressar na escola, sua família se depara com as barreiras do sistema educacional que mais discrimina nos Estados Unidos: as escolas públicas da cidade de Nova York. Na luta para garantir o direito de Emílio à uma educação inclusiva, o documentário inédito “Um Lugar Para Todo Mundo” investiga histórias pessoais e inspiradoras que denunciam muitas injustiças. A atração estreia nesta segunda (20) no GNT.

- Publicidade -

Dados do Unicef revelam que existem mais de 93 milhões de crianças com deficiência em todo o mundo – quase metade delas não frequenta uma escola. A outra metade está na luta pelo direito de frequentar uma escola que não as discrimina e as separa das demais crianças. O doc revela que o caminho para uma sociedade inclusiva começa pela garantia de uma escola para todas as crianças, um direito delas.

“Um Lugar Para Todo Mundo” propõe que a sociedade entenda o valor de garantir o direito à uma Educação Inclusiva e de qualidade para todas as crianças, e se junte à caminhada para uma realidade onde nenhuma criança fique de fora da escola.

O filme reúne especialistas como Thomas Hehir, Diretor em Educação Especial nos Estados Unidos; Sara Jo Soldovieri, Advogada do National Down Syndrome Society; Lori Podvesker, Diretora do Disability & Educational Policy; David H. Rose, co-criador da Universal Design of Learning; Sue Swenson, Deputy Assistant Secretary for Special Ed-Services e Richard A. Carranza, Chancellor of NY Public Schools.

Uma coprodução entre a produtora Maria Farinha Filmes e a estadunidense Rota6, “Um Lugar Para Todo Mundo”  será lançado na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência – 20 de setembro, às 23h59 – no GNT. A atração também estará disponível no Globoplay no dia 21 de setembro.

- Publicidade -