gnt Vai ao ar no GNT, o documentário britânico "Um Escândalo Sexual Histórico" ("A Very British Sex Scandal") que encerra o mês da diversidade sexual no canal. A produção retrata um julgamento que chocou a opinião pública de Reino Unido e acabou levando à mudança da lei que previa a punição para a prática homossexual. Com cenas dramatizadas, imagens de arquivo e depoimentos, o filme mostra como o envolvimento amoroso de um jornalista com um militar da Força Aérea britânica, que acaba nos tribunais.


Cena do documentário "Um Escândalo Sexual Histórico"
Divulgação/GNT

O filme mostra como a década de 1950 no Reino Unido foi um período especialmente difícil para gays, quando mil homens eram presos por ano pelo crime de homossexualidade e a prática da sodomia podia levar à prisão perpétua. Durante o governo de Winston Churchill houve uma cruzada para tirar homossexuais do governo e das esferas influentes da sociedade. Peter Wildeblood, jornalista do “Daily Mail” se envolveu com Eddie McNally, um militar da Força Aérea britânica. Os dois tiveram um relacionamento que mantinham às escondidas, mas sua troca de cartas amorosas foi interceptada e McNally detido. Pressionado, o jovem acabou delatando o companheiro que foi a julgamento.

Junto de Wildeblood também foi detido o aristocrata inglês Lorde Montagu de Beaulieu e seu primo Michael Pitt-Rivers. Os três, McNally e um amigo haviam se reunido em um final de semana de verão em 1952 na cabana de praia de Montagu. Com base em testemunhos e cartas, Wildeblood, Pitt- Rivers e Montagu foram acusados de associação criminosa e sodomia. O primeiro e o segundo foram sentenciados a 18 meses de prisão, enquanto Montagu foi condenado a um ano de encarceramento. O julgamento, que atraiu a atenção do público e teve ampla cobertura na imprensa, acabou servindo de exemplo para o país. A gravidade das penas chocou a população que via a lei como severa demais. Logo depois do fim do julgamento, o governo formou o Comitê Wolfenden que em 1957 publicou um relatório recomendando a descriminalização do homossexualismo no Reino Unido. Somente dez anos depois, no entanto, o Parlamento tornou a conclusão do relatório lei.

"Um Escândalo Sexual Histórico" vai ao ar no próximo sábado, dia 28 de junho, às 22h30, no GNT.