No dia em que o mundo lembra os dez anos dos atentados de 11 de setembro, o Entrelinhas mostra qual foi o impacto da era do terror sobre a literatura. O programa, apresentado por Paula Picarelli, vai ao ar neste domingo, dia 11 de setembro, excepcionalmente a partir das 22h15, na TV Cultura.

- Publicidade -

Em destaque, romances de autores como Jonathan Safran Foer, Don DeLillo, Ian McEwan e Kamila Shamsie, além do álbum em quadrinhos À sombra das torres ausentes, de Art Spiegelman. No Brasil, livros de Bernardo Carvalho, Contardo Calligaris e Teixeira Coelho sintonizaram a literatura brasileira com questões da política internacional.

O escritor mineiro Sérgio Fantini sempre esteve à margem do mercado e dos holofotes da cena literária, mas foi incluído na antologia Geração 90 – marco editorial que apontou os caminhos da prosa brasileira na última década. Fantini – que começou escrevendo poesia e reuniu parte dessa sua produção no livro Coleta Seletiva – falou ao Entrelinhas sobre seu novo trabalho em prosa, Silas. A obra fica na fronteira entre o romance e o livro de contos, com diferentes narrativas protagonizadas por um mesmo personagem.

O programa também conversa com o jornalista e professor de literaturas hebraica e judaica Luis Krausz, que acaba de estrear na ficção com o romance Desterro – memórias em ruínas. Autor de ensaios sobre cultura clássica, Krausz fala sobre esse livro que mistura ficção com a memória familiar de judeus que vieram para São Paulo fugindo de perseguições na Europa central.

- Publicidade -