A realidade da política polonesa contemporânea é tema da série polonesa "Primeiro Ministro" (Ekipa, 2007), que o canal de TV por assinatura Eurochannel estreia dia 26 de agosto, quinta-feira, às 21h. A produção explora a personalidade dos políticos e os princípios da democracia. Entre os nomes que dirigem os episódios, destaque para a cineasta polonesa Agnieszka Holland, de O Jardim Secreto (The Secret Garden, 1993), fantasia produzida por Francis Ford Coppola, e Eclipse de uma Paixão (Total Eclipse, 1995), drama com Leonardo DiCaprio.

A série tem como ponto de partida a descoberta de que o Primeiro Ministro Henryk Nowasz (Janusz Gajos) teria atuado no Serviço Secreto da República Popular da Polônia. Ciente das regras da democracia, o líder decide renunciar e nomeia o professor de economia e cientista político Konstanty Turski (Marcin Perchuc) como seu sucessor, até conseguir provar sua inocência.

Embora hesitante, Turski aceita assumir o cargo de Primeiro Ministro, decisão que irá gerar uma série de discussões e problemas com o deputado e presidente do partido da coligação, a oposição e a mídia.

Além de mostrar os desafios e perigos que políticos estão sujeitos, a produção faz uma reflexão sobre os valores da democracia da Polônia, a sociedade civil e a política em seu estado original.