No mês em que a banda sueca Europe se apresenta no Brasil pela primeira vez, o Eurochannel dedica um espaço em sua programação para homenagear um dos grandes nomes do hard rock. A performance da banda durante a gravação do álbum Almost Unplugged, lançado em 2008, pode ser conferida no especial inédito Europe – Almost Unplugged, que vai ao ar dia 21 de novembro, domingo, às 20h30.

Acompanhados por um quarteto de cordas, os integrantes deram novas interpretações aos seus principais sucessos, além de versões covers de grandes bandas, como Pink Floyd, UFO, Led Zeppelin e Thin Lizzy. São canções como The Final Countdown, hino do Europe, além de novos arranjos para Since I’ve Been Lovin’ You, do Led Zeppelin, e Wish You Were Here, do Pink Floyd.

Criada em 1979 por Joey Tempest e John Norum, inicialmente com o nome Force, a banda Europe estourou nos anos 1980 embalada pelo sucesso da canção The Final Countdown, do terceiro álbum homônimo. Com Kee Marcello no lugar de John Norum – que decidiu seguir carreira solo em 1986 –, a banda lançou Out of This World, que decolou graças à faixa Superstitious.

Depois da pequena repercussão do álbum Prisoners in Paradise e de mais algumas apresentações, o grupo decidiu dar uma pausa em 1992. Nessa época, Joey e Kee investiram em álbuns solo, enquanto os outros integrantes partiram para novos projetos e bandas. Sete anos mais tarde, convidada para fazer um concerto em Estocolmo, na véspera do Ano Novo, a banda se reuniu novamente, mas só em 2003 que ela retornou oficialmente.

O álbum Start from the Dark deu início a uma nova fase do Europe, sem o guitarrista Kee, que optou seguir seu próprio caminho. Apostando numa sonoridade mais moderna, o novo trabalho teve uma ótima aceitação ao redor do mundo, confirmando a popularidade da banda.

Em 2008, já com o novo Secret Society na pista, a banda fez um show em Estocolmo, que acabou dando origem ao álbum Almost Unplugged. No ano passado, Europe voltou produzir inéditas, sendo o seu mais recente sucesso Last Look At Eden.