Você convidaria três prostituas deportadas para sua casa? E se elas instruíssem você a alcançar a excelência nas artes do amor? Em novembro, o canal de televisão por Eurochannel apresenta a aventura de uma mulher que está prestes a fazer uma experiência depois de sofrer um acidente automobilístico fatal. O filme "A Fortaleza das Borboletas Adormecidas" será exibido na sexta-feira, dia 6 de novembro, a partir das 22h.

Dirigida por Algimantas Puipa, uma lenda do cinema lituano, A Fortaleza das Borboletas Adormecidas convida os telespectadores a um mundo intrigante. No filme, Monika parece ter uma vida bem-sucedida até que um acidente de carro em que ela estava envolvida leva ao suicídio de uma trabalhadora do sexo. Logo depois, Monika decide dar abrigo em sua casa de campo para três mulheres que estão à procura de uma nova chance na vida após suas experiências extremas na prostituição.

Baseado em um romance do escritor lituano Jurgos Ivanauskaitės, A Fortaleza das Borboletas Adormecidas tenta representar um universo holístico da mulher. O diretor Algimantas Puipa contou com a ajuda do escritor para adaptar a obra literária para o cinema, mas ele se afasta do original para dizer, de acordo com suas palavras, "o que as mulheres do livro não se atrevem a dizer". Sua abordagem, embora elogiada pelos críticos de cinema, foi recebida negativamente pelo autor antes da estreia do filme.