A série Merlí foi produzida pela TV3 e exibida inicialmente apenas na Espanha em 2015. A produção era falada em catalão e chamou logo chamou a atenção dos veículos internacionais. Em 2016, a Netflix adquiriu os direitos de exibição da primeira temporada.

- Publicidade -

Criada por Héctor Lozano e dirigida por Eduard Cortés, a série tinha uma premissa simples… levar filosofia para o público de modo leve, apaixonante e divertido. Merlí, personagem principal que dava nome à série, era um professor de uma escola de ensino. A cada episódio um grande filósofo era apresentado e o enredo girava em torno de seus pensamentos. O sucesso garantiu a exibição das três temporadas da série.

Em dezembro de 2019, a TV3 lançou uma spin-off da série: “Merlí – Sapere Aude“. Na continuação, poucas semanas após a morte de Merlí, os pais de Pol, seu aluno mais talentoso, o incentivam a ir para a universidade e seguir o caminho de seu professor. Embora ainda inseguro sobre o próprio futuro, Pol, aos poucos, vai fazendo novas amizades e também descobre entre os professores uma mulher irreverente e de língua afiada que promete se tornar sua nova referência.

Quem assistiu a série original e estava com vontade de ver a derivada, já pode comemorar. O serviço de streaming HBO Max está exibindo a primeira temporada de “Merlí – Sapere Aude” com os episódios sendo liberados toda sexta-feira. Até o momento já foram liberados 6 episódios e o final da temporada deve ser exibido na próxima semana (5 de novembro).

 

O lema em latim “sapere aude” é uma referência ao filósofo Kant e significa “atreva-se a conhecer” ou “ouse saber”.

 

 

- Publicidade -