Acontece no próximo dia 10 de agosto, em São Saulo, o I Workshop de Acessibilidade em TV Digital, organizado pelo Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Voltado para membros associados ao Fórum, o evento abordará temas relacionados à pesquisa e ferramentas para acessibilidade, ambiente regulatório no Brasil e o impacto das ferramentas disponíveis no desenvolvimento de receptores.

De acordo com a coordenadora do módulo técnico do Fórum SBTVD, Ana Eliza Faria e Silva, o intuito do workshop é analisar as ferramentas de acessibilidade já existentes e identificar e explorar potenciais tecnologias. “Desde o início da TV digital o Fórum SBTVD sempre se preocupou com a questão da acessibilidade. O que já existia para a TV analógica foi em grande parte incorporada pela tecnologia digital. Ou seja, hoje estamos numa segunda etapa, queremos expandir este universo”, sustenta.

Segundo ela, em função do desenvolvimento do middlleware brasileiro, a implantação de ferramentas de acessibilidade digital pode acontecer de forma mais fácil, servindo de mola-propulsora também para a inclusão social, uma vez que o principal veículo de comunicação de muitos brasileiros ainda é a televisão.