O Canal Futura exibe no próximo sábado, dia 8, a partir das 17h30, três programas especiais sobre os 200 anos de D. João VI no Brasil. Na primeira reportagem, o programa mostra de onde partiu a comitiva, no dia 29 de novembro de 1807, fugindo das tropas de Napoleão. Em seguida, o programa aporta no centro do Rio de Janeiro, mais precisamente na Igreja de Nossa Senhora do Carmo – atual Igreja da Sé.

Em seguida, às 18h, em uma conversa no Sala de Notícias Entrevista, Alberto da Costa e Silva fala sobre o perfil de D. João e descreve a cidade que a corte encontrou quando chegou: era um Rio de Janeiro sujo e provinciano. O programa revela a tristeza do monarca no seu retorno a Portugal, em 1821, deixando para trás o Brasil que aprendeu a amar.

Finalizando a noite, às 18h, o canal exibe uma série de 12 episódios usa recursos de animação para contar a saída da família de Portugal, narrar a viagem pelo Atlântico e retratar seu cotidiano no Rio. Os simpáticos personagens da cartunista Spacca freqüentam as festas e rituais da Corte, participam das missões artísticas e científicas, dos casamentos e coroações e também de episódios históricos como a Rebelião do Porto, em Portugal.