discovery O Discovery documenta a rotina de seis jovens que estão em busca do sonho do estrelato nos campos com a estreia de "Geração de Craques". Dividida em treze episódios semanais com meia hora de duração, a série é um docu-reality que registra as alegrias e frustrações inerentes às categorias de base. Os personagens são garotos com idades entre 13 e 20 anos – todos já escolheram dedicar suas vidas ao ideal de se tornarem profissionais, cientes de que o sonho não vai acontecer sem que a técnica e o talento encontrem a sorte pelo caminho.


Cena de "Geração de Craques"
Divulgação/Discovery

No país do futebol, os futuros ídolos do esporte estão nos times sub-20, sub-17 e sub-15, o início de um mercado multimilionário. Os clubes precisam revelar novos astros e jovens competem entre si para provarem o próprio talento. Antes de vivenciarem a promessa de encantar torcidas em todo mundo, eles precisam driblar adversários, companheiros e estatísticas cruéis – a cada três mil aspirantes à carreira profissional, apenas um a concretiza. A série acompanha a vida de seis jogadores, revelando as diferentes personalidades, as maneiras distintas de encarar a carreira, detalhes da relação com a família, com os colegas de treino e com os técnicos de seus times.

Diante das câmeras, eles relatam sonhos de sucesso, dinheiro e reconhecimento, vivenciam dificuldades que parecem insuperáveis, lidam como podem com a responsabilidade de equilibrar as expectativas (as próprias e da família), encaram longas jornadas de ônibus e momentos de frustração. Fontes como os zagueiros Paulo André e Henrique, o ex-jogador Romário, João Paulo Medina, fundador da Universidade do Futebol, psicólogos dos clubes e membros das comissões técnicas contribuem com depoimentos nos quais narram suas próprias experiências e perspectivas sobre a indústria do futebol: do sentido individual às regras e contradições do mercado.

"Geração de Craques" estreia dia 23 de abril, às 18h no Discovery Channel.