No "Globo Cidadania" deste sábado, dia 10, o programa ‘Globo Universidade’ desembarca em Moçambique para mostrar iniciativas de cooperação acadêmica entre Brasil e o país africano – que têm em comum o mesmo idioma -, e contar histórias tanto de brasileiros que foram para lá desenvolver seus trabalhos, quanto de moçambicanos que se formaram com o auxílio de instituições brasileiras.

- Publicidade -

Na primeira reportagem, a repórter Lizandra Trindade visita o campus da Universidade Eduardo Mondlane em Maputo – capital do país – para conhecer um projeto de formação de estudantes moçambicanos em Administração Pública, uma área nova e bastante carente de profissionais especializados. Este curso é realizado em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, que contribui através do ensino à distância.

O especial ainda apresenta o Centro Florestal de Machipanda (Cefloma), que é usado para o desenvolvimento de pesquisas e formação de alunos na área de Engenharia Florestal, carreira muito valorizada em Moçambique, por conta da rica biodiversidade florestal do país e do extrativismo, uma importante atividade econômica.

O quadro “Mérito Acadêmico” entrevista o professor de história que pesquisou profundamente a história do país e desenvolveu um trabalho sobre os missionários durante a colonização portuguesa. Já no “Fora de Série”, será contada a trajetória de uma aluna de Ecologia que saiu de Minas Gerais para trabalhar no projeto de revitalização do Museu de História Natural de Maputo. E no quadro “Eu Amo meu trabalho”, o destaque é a história de um agrônomo moçambicano que, depois de se formar e se tornar doutor no Brasil, voltou para Moçambique para atuar no Instituto de Investigação Agrária.

Além desta reportagem especial confira as outras atrações do ‘Globo Cidadania’:

Globo Educação, às 06h05 – “O que define uma escola de qualidade?”. Este é o tema do próximo programa. A jornalista Helena Lara Resende vai a uma escola pública de Pernambuco para mostrar aspectos que a tornam diferente das outras. Lá, os alunos têm várias opções de atividades, tais como administrar uma mini-empresa, cuidar de uma horta e aprender técnicas de robótica. Professores contam suas experiências sobre a melhoria nos desempenhos dos alunos em diferentes áreas.

Globo Ciência, às 06h25 – O assunto do programa é a vida e obra do casal de pensadores Jean-Paul Sartre e Simone de Beauvoir. Para homenagear os franceses que ficaram conhecidos por sua boemia, o ‘Globo Ciência’ será apresentado do bairro da Lapa, no centro do Rio de Janeiro – reduto de bares e casas de shows. Conhecidos como alguns dos pensadores mais brilhantes do século XX, Jean-Paul e Simone abriram mão de ter filhos para se dedicarem à literatura e à filosofia.

Globo Ecologia, às 06h50 – Max Fercondini acompanha um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), que estuda a fragmentação florestal – processo que leva à perda de centenas de espécies de plantas e animais – e seus efeitos nos peixes dos igarapés na Amazônia.

Ação, às 07h40 – O programa deste sábado continua a viagem pelo Rio São Francisco a fim de mostrar a arte e a cultura local. A reportagem visita Piaçabuçu, cidade ribeirinha no estado de Alagoas, onde fica a Associação Olha o Chico, que tem como foco a cultura popular em relação ao “Velho Chico”. O estilista Ronaldo Fraga também é um dos entrevistados do programa. Sua exposição de roupas inspiradas no rio viaja por todo o Brasil.

- Publicidade -