Na semana que antecede a estreia da próxima novela das nove da Globo, “Velho Chico”, o rio São Francisco é tema do documentário “5x Chico – O Velho e sua Gente” e de um programa, o GloboNews Documento, que acompanha os bastidores de gravação da trama de Luiz Fernando Carvalho, que vão ao ar neste sábado, dia 5, e na terça-feira, dia 8, respectivamente.

O documentário ‘5 X Chico – O Velho e Sua Gente’ leva o público da GloboNews a uma jornada afetiva pelas águas e pelas histórias das comunidades ribeirinhas do Rio São Francisco. Nele, cinco diretores de estilos cinematográficos bem marcantes acompanham o curso do rio desde sua nascente em Minas Gerais, cortando a Bahia, correndo para Pernambuco, até sua foz entre Alagoas e Sergipe. Para cada um dos cinco estados banhados pelo Velho Chico, um olhar diferente e cinco abordagens bem particulares pretendem mostrar que, assim como o Velho Nilo, o irmão africano e o Ganges, na Índia, o leito do São Francisco é um fato cultural que determinou a vida e os costumes de cerca de 16 milhões de brasileiros. Fruto do maior esforço de produção de documentários já feito na TV, a parceria da GloboNews com a Globo Filmes já ultrapassa a marca de 60 longas em diferentes fases de desenvolvimento, que são exibidos no canal depois de passarem pelo cinema.

Para a gravação do ‘GloboNews Documento’, a jornalista Cristina Aragão e o repórter cinematográfico Sandiego Fernandes percorrem mais de 1500km nos estados de Alagoas e Pernambuco para observar e contar a história deste rio, fio condutor do programa, que tem mais de dois mil quilômetros de extensão e corta cinco estados. No caminho, encontram a equipe da próxima novela das nove, ‘Velho Chico’, e acompanham os bastidores das filmagens sob o comando do diretor Luiz Fernando Carvalho. Revelam cenários, os cuidados com a recuperação das casas e a reconstrução de figurinos. Cristina Aragão conversa com produtores, cenógrafos e figurinistas, pessoas que constroem a novela por trás das câmeras, e com moradores das diversas localidades percorridas, inclusive os vizinhos das locações, curiosos com a novidade em pleno sertão.

O documentário ‘5x Chico – O Velho e sua Gente’ será exibido no sábado, dia 5 de março, às 21h05. E o GloboNews Documento sobre o ‘Velho Chico’ vai ao ar na próxima terça-feira, dia 8 de março, às 23h30.