A GloboNews dedica grande parte de sua programação à cobertura do carnaval de rua em todo o Brasil. Cerca de 200 profissionais estão empenhados em mostrar tudo o que acontece nos quatro cantos do país. Há equipes espalhadas pelos principais blocos do Rio de Janeiro e de São Paulo, pelos trios de Salvador, Recife, Olinda e Brasília. Outras cidades, como Maceió, João Pessoa, Fortaleza, São Luís, Juiz de Fora e Manaus, entram na programação com o apoio das equipes das afiliadas.

Além do jornalismo, alguns programas do canal também estão dedicados ao tema. Na sexta-feira, dia 5, o canal exibe uma edição especial do ‘Ofício em Cena’. No ‘Ofício de Carnaval’, a repórter Bianca Ramoneda mostra o trabalho de criação que existe por trás da folia dos blocos de rua do Rio de Janeiro, como a ONG que ao longo do ano promove oficinas de modelagem e costura e cria fantasias personalizadas para os blocos; Oficinas de Estandartes e de Dança nas Alturas (popularmente conhecidas como pernas de pau); uma aula de samba no pé e os bastidores do ensaio do Monobloco, que tem em sua base a formação de novos músicos e por onde já passaram mais de mil novos batuqueiros.

No domingo de carnaval, dia 7, o ‘GloboNews Especial’ conta o que é o carnaval de rua dos bate-bolas no subúrbio carioca, através de Beto e Leandro, líderes de turmas tradicionais que lutam para manter viva essa tradição. Ela começou como um protesto contra a elitização do carnaval e hoje passa de pai para filho em regiões menos favorecidas da cidade. O editor Rafael Norton e o cinegrafista Sandiego Fernandes acompanham o grupo desde março de 2015 para mostrar, no programa, todos os preparativos para os quatro dias de folia dos mascarados.

O ‘Ofício de Carnaval’ vai ao ar dia 05 de fevereiro, às 23h30, e o ‘GloboNews Especial’ sobre os Bate-Bolas no dia 07 de fevereiro, às 20h30, ambos na GloboNews.