O canal de TV por assinatura GNT exibe entre os dias 17 e 20 de fevereiro, sempre a partir da 0h, uma programação especial em homenagem ao Oscar. Nessas datas serão reapresentados documentários que já foram indicados ou premiados com o mais importante prêmio do cinema internacional.

- Publicidade -

Para começar, dia 17, vai ao ar o “Murder on a Sunday Morning”, que venceu como Melhor Documentário em 2002. O filme é um estudo sobre o sistema de justiça dos Estados Unidos e conta a história de um adolescente negro, de 15 anos, acusado de ter matado uma mulher branca. O caso, no entanto, não passou de um grande erro de identidade e racismo.

No dia seguinte, é a vez de “Sem Fim à Vista”, indicado ao Oscar em 2008 e vencedor de oito prêmios internacionais. O documentário explica as razões da transformação da Guerra do Iraque em guerrilha, além das causas da insurgência e do caos no país. Já “Nascidos em Bordéis”, que será exibido no dia 19, foi premiado em 2005. Os diretores traçam um retrato de crianças, filhas de prostitutas de Calcutá, e tentam entender sua visão de mundo através de fotos tiradas com câmeras fornecidas por eles.

E para terminar, na sexta, 20, vai ao ar “Promessas de um Novo Mundo”, indicado em 2001. Justine Shapiro e BZ Goldber acompanharam, entre 1995 e 2000, crianças de 12 a 14 anos de Israel e da Palestina. Elas retrataram a vida de sete crianças que moram no mesmo lugar, mas vivem separadas por diferenças religiosas.

- Publicidade -