Olá, internautas

- Publicidade -

A TV por assinatura ganhou um novo canal que pretende remexer a configuração do filão jornalístico. A CNN Brasil, comandada por Douglas Tavolaro, executivo que marcou a Record TV nos últimos anos, estreou com grande expectativa. A emissora reúne nomes renomados do telejornalismo brasileiro, como William Waack, Reinaldo Gottino, Monalisa Perrone, Daniel Adjuto, Evaristo Costa, Phelipe Siani, entre outros.

O grande desafio da CNN Brasil é superar a GloboNews. Enorme desafio. Nestas primeiras semanas, o canal que “nunca desliga” manteve-se à frente nos índices da TV paga. Com a pandemia do novo Coronavírus, ampliou a cobertura em tempo real.

Além disso, a GloboNews passa uma linguagem mais moderna do telejornalismo. A CNN Brasil ainda adota, como premissa na grande maioria de suas atrações, o formato padrão da bancada. Os cenários também seguem um modelo mais “quadrado”.

E isso é percebido especialmente no “Live CNN Brasil”. Mari Palma e Phelipe Siani surgem com um visual mais “despojado”. Porém, o estúdio segue a linha sisuda do canal. Siani vai ao ar sem terno. Porém, o comentarista Fernando Nakagawa aparece de paletó e gravata na bancada. Há um conflito entre a proposta do casal de apresentadores e a identidade visual do programa.

O grande destaque da programação da CNN Brasil, até aqui, ocorre no Grande Debate exibido durante o “CNN Novo Dia” sob comando de Reinaldo Gottino. Gabriela Prioli e Tomé Abduch apresentam pontos de vista divergentes sobre determinado assunto. Normalmente, Gabriela é mais crítica ao governo Bolsonaro. Já Abduch se alinha aos ideais do presidente. O grande desafio da CNN Brasil é realizar uma cobertura imparcial sobre o governo Bolsonaro. O Grupo Globo adota uma linha mais crítica.

O telejornalismo deve ser sempre valorizado, especialmente neste momento em que a nossa democracia necessita ser fortalecida. Além disso, é mais um espaço onde jornalistas, técnicos e demais profissionais podem exercitar seu ofício em um ambiente marcado pelo desemprego em massa e pela precarização do mercado de trabalho.

Seja bem-vinda, CNN Brasil.

Fabio Maksymczuk

- Publicidade -