Olá, internautas

- Publicidade -

“Globo Rural” se transformou em um verdadeiro fenômeno na programação dominical da TV Globo. O noticiário do mundo do campo, comandado pelos apresentadores titulares Helen Martins e Nelson Araújo, que vai ao ar a partir das 8 da manhã (de Brasília), supera “Auto Esporte” e “Esporte Espetacular” nos índices de audiência dentro da grade da emissora platinada.

Registra, frequentemente, dois dígitos na média, fato que raramente é alcançado por SBT e Record TV. Em uma edição recente, superou até mesmo o filme do Temperatura Máxima e Zig Zag Arena. Liderou o Kantar Ibope do canal até o início do Domingão com Huck. Impressionante.

No último domingo (09/01), “Globo Rural” celebrou o aniversário de 42 anos no ar com uma grande reportagem sobre o Vale do Paraíba. A repórter Hellen Santos desbravou a região que contempla os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Resgatou as raízes da escravidão e a cultura do café que marcaram o “passado imperial”. Os quilombolas que ainda residem na área também ganharam espaço na matéria.

Destacou a degradação da terra. Os impactos ambientais que propiciaram grandes tragédias ambientais, como as enchentes em São Luiz do Paraitinga. Ao mesmo tempo, a grande reportagem também destacou ações que revertem o cenário. A responsabilidade ambiental ganha terreno ao redor do Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida.

Hellen Santos soube costurar todos esses pontos em cerca de uma hora da grande reportagem. Ótimo material que celebrou, com dignidade, um dos programas mais longevos da TV brasileira.

Parabéns, Globo Rural. Programa jornalístico de excelência.

Fabio Maksymczuk

- Publicidade -