gvt A operadora de multisserviços GVT apresentou mais um novo serviço no mercado brasileiro. O GVT Freedom, aplicativo promocionalmente gratuito, funciona como uma “extensão” da linha fixa. Com o app, os assinantes residenciais e empresariais da GVT podem fazer e receber chamadas do número fixo que já têm a partir de dispositivos conectados à internet, como smartphones ou tablets.

Desde a última terça-feira, dia 11 de março, o lote inicial de licenças para a primeira versão do aplicativo está disponível para download sem custo para clientes de telefonia fixa e banda larga da GVT nas lojas virtuais (Google Play e Apple Store). Com o GVT Freedom, o consumidor pode utilizar a franquia de minutos mensal da sua linha fixa quando não está no endereço onde está fisicamente instalada, além de atender ligações dirigidas ao seu número fixo fora de casa ou escritório.

Na loja da Google, o aplicativo voltado para usuários do sistema operacional Android conta até o momento com 530 comentários e muitas reclamações de erros e falhas. A nota dada pelos usuários ao aplicativo está na média de 2,8 (numa escala que vai de 1 a 5).

É uma maneira completamente nova de usar a telefonia fixa que gera valor para o consumidor e significa a quebra de paradigma numa indústria com mais de 100 anos no Brasil”, afirma o vice-presidente de Marketing e Vendas da GVT, Daniel Neiva. De acordo com dados da última Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad) do IBGE, 51,4% dos domicílios brasileiros já não têm telefone fixo e a receita das operadoras neste segmento de negócio está caindo em média 5% ao ano segundo relatórios da consultoria Frost&Sullivan.

A qualidade das ligações no Freedom depende do desempenho da conexão à internet que o dispositivo estiver utilizando. Em vista do caráter inovador do serviço, o número de licenças será controlado nesta fase inicial de lançamento. O objetivo é acompanhar de perto a utilização pelos primeiros clientes e o desempenho da novidade que confere liberdade ao telefone fixo.