O canal de TV por assinatura The History Channel estreia neste sábado, dia 20 de março, a partir das 22h, a série "Confronto dos Deuses". A produção investiga as histórias e aspirações dos deuses da antiguidade.

Ao contrário do que prevalece hoje, a maioria das civilizações antigas acreditava em vários deuses e a eles dedicavam boa parte de sua existência. Entre as mais desenvolvidas, as civilizações egípcia, grega e romana atribuíam diferentes valores a essas figuras mitológicas, mas realizavam cultos e sacrifícios com características semelhantes para reverenciá-los. Assim como as religiões atuais, acredita-se que os deuses também defendiam a luta do bem contra o mal, se envolvendo, inclusive, em batalhas.

Fazendo parte de um mundo não terreno, os deuses possuíam poderes que lhe permitiam enfrentar quaisquer adversários. Mas como desde o começo dos tempos existiram criaturas mais fracas e mais fortes, eles muitas vezes também eram derrotados ou surpreendidos pelo inimigo. As batalhas mais importantes vividas por deuses de diferentes mitologias são analisadas na série, que também resgata as crenças e os valores que uniam as civilizações. O episódio de estreia revela a história de Hércules, o semideus mais forte da mitologia grega, que, segundo recentes descobertas arqueológicas, pode ter sido inspirado em uma pessoa real.