history Muito do que se considerava fato de ficção científica tornou-se fato científico nos últimos 50 anos. Ou seja, desde a chegada do homem à Lua – fato que poderia parecer absolutamente improvável um século antes e que alguns céticos ainda acreditam ter sido uma jogada de marketing a fim de provar o poder americano – passou-se a questionar se seria possível eliminar a barreira entre ficção e realidade. Essa é a premissa de "Star Trek: Segredos do Universo", especial que o The History Channel estreia. O programa inédito invade os bastidores do novo filme de JJ Abrams, "Além da Escuridão – Star Trek", conversa com o elenco (Zachary Quinto e Chris Pine, entre outros) e investiga a incrível ciência que o longa apresenta aos espectadores.

- Publicidade -


Zachary Quinto e Chris Pine em cena de "Star Trek – Além da Escuridão"
Divulgação/History

Entre outras curiosidades, em duas horas de programa, é especulado o que se supõe encontrar em exoplanetas (astros que não pertencem ao sistema solar e orbitam em torno outras estrelas). É indagada também a física do impulso warp, uma forma de propulsão mais rápida que a luz, que só existe, até hoje, no mundo ficcional de Star Trek – e que permitiria impulsionar uma espaçonave ou outros objetos a muitos múltiplos da velocidade da luz. De forma didática e divertida, o especial aponta ideias sobre como o ser humano viveria em um universo igual ao do filme.

"Star Trek: Segredos do Universo" traz ainda depoimentos do diretor da nova versão de Star Trek, JJ Abrams, além de reconhecidos cientistas que relacionam temas abordados no filme com aquilo que é real em 2013. Por exemplo, Caleb Scharf, astrobiólogo da Universidade de Columbia, comenta que nada na nave projetada para o filme aponta que ela não poderia funcionar caso fosse levada ao espaço. Desde a localização dos motores até o lugar reservado para a tripulação, tudo é bem pensado. Para Paul Doherty, do Museu Exploratorium de São Francisco, o conceito aplicado na engenharia de uma nave é o mesmo de um porta-aviões, onde vivem milhares de pessoas que precisam de água e alimento. Para maior realismo no set, Abrams pediu que o cenário reproduzisse fielmente a nave, com pontes que de fato conduziam a diferentes espaços.

"Star Trek: Segredos do Universo" estreia dia 23 de agosto, às 22h no The History Channel.

- Publicidade -