O canal de televisão por assinatura I.Sat exibe neste domingo, a partir das 19h55, o especial #Bullying. O público poderá conferir um especial com abordagens do assunto de diversos ângulos e regiões.

- Publicidade -

O especial começa às 19h55 com o filme "Play". Baseado em fatos reais ocorridos de 2006 a 2008 na Suécia, o filme conta a história de um grupo de imigrantes adolescentes que rouba celulares de meninos em um shopping. Para alcançar seu objetivo o grupo formado por cinco garotos negros não recorre à violência para assediar dois garotos brancos e um amigo asiático, mas os pressiona psicologicamente por meio de um jogo. Conhecido pelos seus longas-metragens polêmicos (Involuntary, 2008), o diretor sueco Ruben Ostlund (que algumas pessoas comparam com Michel Haneke) aborda a questão do bullying de uma maneira especialmente ambígua em que o suspense e a violência ficam latentes o tempo todo.

Logo em seguida, às 22h05, ao ar "The Class". Joosep (Part Uusberg), sempre foi um perdedor e portanto, vítima dos maus tratos dos colegas de escola. Quando um dos garotos populares, Kaspar (Vallo Kirs), o defende, trava-se uma guerra entre eles dois e o resto da turma. Joosep e Kaspar decidem castigar seus colegas, utilizando as armas que o pai de Joseph tem em casa. Assim como Elefante de Gus Van Sant, este filme é baseado no massacre de Columbine, e deu ao seu diretor, o estreante Ilmar Raag, um espaço de visibilidade no circuito do cinema independente internacional. Com um naturalismo surpreendente que provoca constantemente o espectador, Klass explora as manifestações mais extremas da raiva, a violência e o orgulho adolescentes.

A partir da meia-noite será a vez de conferir o curta "Dans la cour des grands". Uma adolescente se muda para uma cidade desconhecida com a mãe e viverá os inconvenientes de ser aluna nova na escola. Ela também terá um romance com um dos garotos da turma. Curta-metragem francês que aborda a violência e a crueldade entre os adolescentes de classe média. Dirigido pela italiana Annarita Zambrano.

Encerrando o especial vai ao ar às 0h20 o documentário "The bully project". Nos Estados Unidos, a violência escolar só acostuma chegar ao horário nobre dos noticiários quando já é tarde demais. The Bully Project é um documentário que entra no dia a dia desse drama para tentar entendê-lo em tempo presente. Acompanhando cinco adolescentes submetidos a diversas formas de assédio diário (verbal, físico e psicológico), ele mostra uma estrutura perversa que ninguém consegue desmontar. Enquanto isso, alguns garotos chegam ao extremo do suicídio para escapar desse inferno. Garotos cujo maior pecado foi tentar fazer amigos. O diretor Lee Hirsch foi vítima de bullying e fez este documentário para mostrar ao mundo essas vozes silenciadas.

- Publicidade -