A Rede Globo apresenta o tradicional "Festival Nacional", no início de 2011. Apresentado desde 1998, a programação especial é composta de filmes brasileiros, na sua maioria inéditos na TV aberta, que tiveram destaque nos cinemas. A sessão será exibida na primeira semana de janeiro, sempre após a novela "Passione".

O primeiro filme a ser exibido será um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema nacional "Se eu fosse você… 2", dia 03 de janeiro, na "Tela Quente". A produção atraiu mais de 5 milhões de espectadores. No filme, Cláudio (Tony Ramos) e Helena (Gloria Pires) resolvem se separar e para piorar a situação descobrem que Bia (Isabelle Drummond), agora com 18 anos, vai se casar – e que serão avós. Em meio a essa crise, trocam novamente de corpos.


"Divã" é um dos destaques do "Festival Nacional", em 2011
Divulgação/Europa Filmes

No dia 04 de janeiro, vai ao ar a comédia dramática inédita "Divã". O filme foi uma surpresa e sucesso nas bilheterias nacionais, com Lília Cabral, José Mayer, Alexandra Richter, Cauã Reymond e Reynaldo Gianecchini. Mercedes (Lília Cabral) é uma mulher casada e com dois filhos que, aos 40 anos, tem a vida estabilizada. Um dia ela resolve, por curiosidade, procurar um analista. Aos poucos ela descobre facetas que desconhecia, tendo que contar com o marido Gustavo (José Mayer) e a amiga Mônica (Alexandra Richter) para ajudá-la.

"A Casa da Mãe Joana" é o destaque do dia 05 de janeiro. De Hugo Carvana, o filme conta a história de quatro amigos que só pensam em curtir a vida, com grandes farras, lindas mulheres e bebidas. Mas um belo dia, eles são surpreendidos com uma ação de despejo. Sem nenhuma solução imediata a turma é obrigada a pensar naquilo que mais abominam: trabalhar. A confusão está formada quando cada um busca um meio fácil de conseguir dinheiro, com o mínimo de esforço. No elenco nomes como Pedro Cardoso, José Wilker, Paulo Betti, Malu Mader e Juliana Paes.

No dia 06 de janeiro, será exibido "Última Parada 174" de Bruno Barreto. As últimas horas da vida de Sandro do Nascimento, 22 anos, o “seqüestrador do ônibus 174”, foram acompanhadas por milhões de pessoas através da TV. O enterro dele foi acompanhado por apenas uma pessoa – sua mãe adotiva. Para finalizar, vai ao ar no dia 07 de janeiro, "Sexo com Amor?", de Wolf Maia; com José Wilker, Reynaldo Gianecchini, Carolina Dieckmann, Marília Gabriela, Malu Mader, Eri Johnson e Maria Clara Gueiros. Três casais, de classes e estilo de vida diferentes, enfrentam problemas amorosos em seus casamentos. Falta de desejo, traição, amor, paixão, insegurança e provocações vêm à tona.

Outra novidade é a exibição dos filmes "O Bem Amado" (18 a 21 de janeiro) e "Chico Xavier" (25 a 28 de janeiro), como minisséries de 4 capítulos cada. Serão adicionadas cenas extras às já exibidas no cinema, em um formato inédito na Rede Globo.