Nesta quarta-feira, dia 24 de novembro, às 23h55, no Tonight Show with Jay Leno exibe pela primeira vez na TV aberta brasileira, a íntegra de uma entrevista concedida pelo ex-presidente americano George Bush desde que ele deixou o cargo, em janeiro de 2009. A conversa com o apresentador foi exibida pela NBC nos Estados Unidos na última quinta-feira (19/11), alcançando grande repercussão.

- Publicidade -

Na entrevista, concedida como parte da estratégia de divulgação do livro autobiográfico que George W. Bush acaba de lançar, Decision Points, o ex-presidente comenta alguns dos momentos decisivos de seu governo e faz revelações pessoais sobre sua luta contra o alcoolismo. "Eu não estaria aqui como ex-presidente se não tivesse largado a bebida. Eu fazia muita bobagem", disse.

Jay Leno questionou Bush sobre seu governo em vários momentos. Sobre 11 de setembro, ele respondeu que recebeu a notícia enquanto estava numa escola. Mas só ao sair de lá percebeu a real dimensão do problema. "Já na estrada (depois de sair da escola), Condoleezza (secretária de Estado na época) ligou dizendo que um avião atacara o Pentágono. Foi quando percebi que éramos uma nação em guerra", afirmou Bush.

Sobre o fato de ter demorado demais para deixar a escola, ele se defendeu: "Se você está à frente de uma organização não deve incitar o pânico. Se está em meio a uma crise, com pessoas contando com você, você deve projetar calma. Eu deixei a sala na hora certa. Eu decidi que não seria interrompido. Não tomaria alguma atitude que assustasse as crianças".

Entre outros assuntos, no bate-papo com Jay Leno, Bush comentou ainda sua atuação após a passagem do furacão Katrina, os motivos de orgulho e decepção de seu governo e revelou um pouco da sua vida após a saída da presidência. Em tom de brincadeira, Bush conta um diálogo com a esposa para resumir o que ele tem feito depois de deixar a Casa Branca. "Eu me sentei no sofá e disse: Finalmente livre, querida. Ela respondeu: está livre para lavar a louça".

- Publicidade -