"Jogos do Mundo" é a nova série internacional do ‘Esporte Espetacular’, um projeto especial e ousado que estreia neste domingo (28). A série viaja mundo afora para cobrir os esportes milenares, praticados por povos de todas as raças e etnias, nos lugares mais remotos do planeta.

Em oito episódios, a equipe passa por Vanuatu, na Oceania, pousando no Japão, Turquia, Holanda, Índia, Irlanda e, aqui no Brasil, em Pernambuco. Em cada local, apresenta uma competição esportiva e o contexto histórico e cultural de onde ela surgiu. Com um tom antropológico e descontraído, a abordagem é documental, retratando uma das características mais primitivas do ser humano: a competitividade. O público terá a oportunidade de conhecer alguns dos esportes que nunca serão vistos nos Jogos Olímpicos. Mas que de alguma forma estão bem presentes.

Narrado pela atriz Patricia Pillar, o episódio de estreia mostra o nagol, esporte milenar praticado na ilha de Vanuatu, na Oceania, que deu origem ao Bungee Jump. Homens se jogam de uma torre de 20 a 30 metros de altura com cipós amarrados nos tornozelos. Praticado sem nenhum tipo de segurança, a queda do nagol pode chegar a uma velocidade de 72km/h e existe risco de morte.

"Jogos do Mundo" estreia dia 28 de fevereiro no ‘Esporte Espetacular’ vai ao ar depois do ‘Auto Esporte’ na Globo.