O ex-secretário de Estado da Cultura tomou posse como diretor-presidente da Fundação Padre Anchieta, hoje, dia 14 de junho, durante reunião do Conselho Curador. Em seu discurso aos conselheiros da FPA, Sayad agradeceu a confiança de todos pela indicação de seu nome à presidência da Fundação Padre Anchieta e enfatizou seu entusiasmo para melhorar a TV Cultura. “Vou apresentar agora uma proposta preliminar de trabalho. Algumas ideias gerais que vão nortear a preparação da proposta definitiva, a ser apresentada ao Conselho em outubro”, disse.

Ao levantar a questão “qual a missão da TV e da Rádio Cultura?”, o novo presidente esclarece que “é levar por meio dos veículos e de seus suportes, como internet e outras mídias, uma programação para o público. Temos de atrair o público, fazendo uma programação diferenciada”. Lembrando a diretora da BBC Jana Bennett ao ser entrevistada em uma das edições do programa Roda Viva, ele reforçou a ideia de "fazer o que é bom popular e o que é popular, bom".

Também tomou posse nessa manhã, o advogado e jornalista Moacyr Expedito Guimarães como presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta. “Assumo hoje a responsabilidade de, não por um cargo, mas por uma missão”, disse. Para Guimarães, a FPA nasceu independente e continuará independente. “Só assim poderá cumprir sua nobre tarefa”. E concluiu: “Nós precisamos dos nossos funcionários, eles são a nossa força propulsora”.