globo Nesta quarta-feira, dia 14, a Academia Internacional de Televisão divulgou, nos Estados Unidos, a lista dos programas finalistas do prêmio International Emmy Awards 2013. E, mais uma vez, dois são do Jornalismo da Globo. Os vencedores serão anunciados na noite de 1º de outubro, em cerimônia no Lincoln Center, em Nova York.

- Publicidade -

[creditos:c8b38cab6d]
Divulgação / TV Globo[/creditos:c8b38cab6d]

O ‘Jornal Nacional’, vencedor da categoria Notícias em 2011 pela cobertura da invasão policial do conjunto de favelas do Alemão, é novamente um dos finalistas da mesma categoria. A matéria indicada ao prêmio foi ao ar no dia 25 de janeiro do ano passado com cobertura sobre o desabamento de três prédios no Centro do Rio de Janeiro, tragédia que deixou 22 mortos. Concorrem com o telejornal reportagens da ZDF da Alemanha, da Hardcash Productions do Reino Unido e da GMA das Filipinas. Em doze anos, desde 2002, o ‘Jornal Nacional’ é finalista da categoria pela nona vez. A sétima consecutiva.

O ‘Globo Repórter’ concorre na categoria Atualidades, com a reportagem especial de Francisco José e sua equipe, exibida em junho de 2012, sobre a rotina e os rituais dos Enawenê-Nawê. Primeira emissora de TV aberta no Brasil a ter acesso aos recintos fechados desta tribo, a Globo acompanhou, durante um mês, a vida dos 640 índios da aldeia, que vivem isolados na floresta Amazônica. Todas suas atividades são regidas pelas crenças e mitos do mundo espiritual, pois acreditam ser os guardiãs do equilíbrio entre o homem e a natureza. Na mesma categoria, concorrem coberturas do Channel 4 do Reino Unido, da ProTV da Romênia e da GMA das Filipinas.

- Publicidade -