Baseada no livro homônimo do jornalista Matheus Leitão, a série documental “Em Nome dos Pais” realizada em parceria com a Boutique Filmes acompanha, ao longo de quatro episódios, sua busca pelo delator e pelo torturador de seus pais, os também jornalistas Miriam Leitão e Marcelo Netto, presos durante o regime militar.

- Publicidade -

Aos 12 anos de idade Matheus ouviu pela primeira vez de seu pai as palavras “perseguição”, “prisão”, “tortura”. Ele contava como entrou, aos 19 anos, na militância de um partido clandestino, o PCdoB. E como foi preso e torturado por um regime opressor. A verdade sobre os pais de Matheus estava apenas começando a surgir. Quando adolescente, passou a se interessar mais sobre o assunto, questionando seus pais, pesquisando detalhes nos almoços de família. As respostas eram sempre evasivas.

A história foi crescendo na cabeça do jovem, misteriosa e instigante. Hoje Matheus tem 38 anos. Filho dos jornalistas Miriam Leitão e Marcelo Amorim Netto, se tornou ele também um respeitado jornalista investigativo. O passado de seus pais reverberou tanto na sua cabeça que o principal foco da sua atuação profissional é a ditadura brasileira. Mas uma história ainda não tinha sido contada: a dos seus pais e dos inúmeros filhos de militantes de esquerda que, como ele, foram atingidas pela ditadura militar no país.

A busca de Matheus começa com a tentativa de descobrir uma verdade incômoda, que seus próprios pais fizeram questão de ignorar: quem foi o delator que levou seus pais à prisão e à tortura? Há fortes suspeitas de que tenha sido o ex-dirigente do PCdoB Foedes dos Santos, conhecido pelos codinomes “Zé” ou “Edson”. Matheus parte rumo ao interior do Espírito Santo com muitas perguntas na cabeça e um aperto no coração. Se Foedes confessar, ele vai pedir perdão? E Matheus irá perdoá-lo, mesmo sabendo que sua mãe estava grávida do seu irmão mais velho enquanto tomava choques elétricos no pau de arara aos 19 anos?

“Em Nome dos Pais” estreia em 04 de março, às 20h no canal HBO Mundi.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
- Publicidade -