viva Em junho, o canal Viva traz de volta "Amazônia – De Galvez a Chico Mendes", minissérie de Glória Perez que apresenta a história do Acre, mostrando como o estado tornou-se território brasileiro. Dirigida por Pedro Vasconcelos, Marcelo Travesso, Carlo Milani, Roberto Carminati e Emílio di Biasi, com direção geral de Marcos Schechtman; a minissérie foi exibida originalmente em 2007 em um total de 55 capítulos.

- Publicidade -

Baseada nos romances "O Seringal", de Miguel Ferrante e "Terra Caída", de José Potyguara, a minissérie narra a história do Acre, a última região a ser anexada ao território brasileiro. Durante muitos anos, o estado, antes boliviano, atraiu nordestinos e estrangeiros que deixavam suas cidades em busca de uma vida melhor através da extração do látex. A busca incansável por novas áreas de extração prejudicou a natureza, cada vez mais explorada de forma predatória, e trouxe pobreza para a região. A minissérie conta todo esse processo, ao longo de 100 anos, através de três personagens centrais: Galvez (José Wilker), Plácido de Castro (Alexandre Borges) e Chico Mendes (Cássio Gabus Mendes). Para narrar a minissérie, Gloria Perez misturou dados reais e ficção.


Cássio Gabus Mendes é Chico Mendes em "Amazônia – De Galvez a Chico Mendes"
Divulgação/Rede Globo

Ambientada no final de 1899, a narrativa aborda três fases da conquista destes homens em épocas distintas. Do lado da vida de riqueza e luxo dos seringalistas, a trama conta a história do coronel Firmino (José de Abreu), casado com dona Júlia (Malu Valle), pai de Tavinho (Paulo Nigro). Para retratar a saga difícil de um povo batalhador e suas características, a minissérie detalha o dia a dia da família de Bastião (Jackson Antunes), de sua mulher, dona Angelina (Magdale Alves), e de seus filhos: a primogênita Delzuite (Giovanna Antonelli), a caçula Ciça (Camila Rodrigues) e Bento (Gustavo Mello), que migraram do Nordeste para o Acre na tentativa de sobreviver através da extração do látex das seringueiras.

No elenco nomes como José Wilker, Alexandre Borges, Cássio Gabus Mendes, Christiane Torloni, Giovanna Antonelli, Vera Fischer, Débora Bloch, Vanessa Giácomo, José de Abreu, Antônio Pitanga, Betty Gofman, Antônio Calloni, Werner Schünemann, Paulo Betti, Matheus Nachtergaele, Regina Casé, Osmar Prado, Caio Blat, João Miguel, Dan Stulbach, Irene Ravache, Júlia Lemmertz, Zezé Polessa, dentre vários outros.

"Amazônia – De Galvez a Chico Mendes" está de volta a partir de 24 de junho, às 23h10 no Viva.

- Publicidade -