natgeo No sábado, dia 3 de maio, às 22h30, o canal de televisão por assinatura Nat Geo estreia "100 Anos de Seleção Brasileira". Com direção do jornalista Mauro Beting e de Ricardo Aidar, a série documental traz a trajetória da seleção brasileira que se torna centenária em 2014 em cinco episódios de uma hora com a participação de jogadores que fizeram história.

[creditos:49172276c3]
Divulgação [/creditos:49172276c3]

Além de cada episódio contar sobre cada uma das conquistas do time nacional em Copas do Mundo – em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 -, vários temas que retratam a cultura da nação do futebol são trazidos à tona: a miscigenação, a fé, a força da torcida, o carnaval e a música e, por fim, a globalização e o valor que a seleção brasileira ganhou mundo afora. A série também aborda as expectativas de ex-campeões e dos atuais jogadores em relação ao Mundial que tem início no dia 12 de junho.

Com depoimentos dos maiores craques como David Luiz, Robinho e Neymar, de ex-jogadores como Just Fontaine, Leonel Sánchez (El Toro), Amarildo, Rivelino, Cafu, Dunga, Zico, Pelé e de personalidades do futebol como Renato Maurício Prado e Leão, a série ainda mostra imagens jamais vistas, verdadeiras preciosidades garimpadas em acervos de todos os cantos do planeta.

"Cem anos de seleção brasileira em um ano de copa do mundo no Brasil. Uma história marcada por muitas conquistas, personagens e curiosidades. E a missão do Nat Geo foi documentar tudo isso", afirma o vice-presidente sênior de programação e conteúdo da FOX International Channels Brasil, Paulo Franco.

O diretor da série Mauro Beting conta que desde o início da produção a ideia foi abrir o jogo: "Não ficamos apenas no futebol e nos feitos e fatos da seleção. Tentamos explorar o lado social, cultural, político, econômico, sociológico e antropológico do futebol e do Brasil. Sabíamos que a seleção e o futebol brasileiro eram muito ricos. Mas não sabíamos que tanta gente gostava tanto do nosso futebol. Tanto que fizemos vários entrevistas fora do Brasil com grandes craques da história que mostram o que eles viram do nosso jogo bonito".