O canal de TV por assinatura Nat Geo preparou uma programação especial para a celebrar o Dia da Terra. Entre segunda-feira, dia 19, e sexta-feira, 23 de abril, a partir das 23h, o canal exibe o Especial Semana da Terra. Confira abaixo as atrações:

Energia Oceânica
Dia 19

Três equipes de engenheiros estão em uma corrida para aproveitar o que pode ser a fonte de energia limpa mais poderosa do planeta. As correntes de maré e ondas, e a força dos oceanos. Cada equipe acredita que pode resolver uma parte da necessidade mundial por energia. Eles estão testando três máquinas distintas projetadas para serem colocadas na água e converterem a energia dos oceanos em eletricidade. Mas pegar a máquina do estágio de projeto ao de implantação tem sido um grande desafio.

Torres Poderosas
Dia 20

Conheça o Bahrain World Trade Center, duas “velas” de vidro de 50 andares que se erguem a 240 metros nos céus na costa do Golfo Pérsico. Esta singular maravilha arquitetônica terá parte de sua energia fornecida por algo novo para um prédio destas proporções: o vento. Trata-se da primeira implantação de turbinas eólicas de grande escala em um arranha-céu. Três enormes turbinas irão fornecer energia limpa para os edifícios.

Energia Solar
Dia 21

A energia solar está em evidência outra vez por causa da preocupação com o aquecimento global e a oscilação no preço da energia. Mas será que ela tem capacidade de competir em larga escala com outras energias limpas? Mega Green Tech viaja pelo planeta para visitar novas e grandiosas instalações de energia solar e explorar pesquisas e tecnologia de ponta – todas tendo de enfrentar um dos maiores obstáculos da energia solar: o que fazer quando o sol não está brilhando?

Uma Beijing Ecológica
Dia 22

Em surpreendentes 20 anos, a China deixou de ser uma economia baseada amplamente na agricultura para se tornar uma nação moderna e dinâmica, considerada o país com o mais rápido crescimento econômico em todo o mundo. Atualmente, a China é a maior fábrica do planeta. Mas este grande salto rumo ao progresso teve um preço. Sua necessidade por energia cresceu vertiginosamente. As emissões de carbono pelas usinas de energia a carvão, pelos veículos e pela indústria fizeram o país ultrapassar os Estados Unidos como nação que mais emite os gases do efeito estufa.

Arranha-Céu
Dia 23

Na cidade que nunca dorme, o sonho de um arquiteto de um futuro mais verde foi realizado. O edifício One Bryant Park, em Nova York, não será apenas o segundo edifício mais alto da cidade, mas um dos arranha-céus mais eficientes em consumo de energia em todo o mundo. Richard Cook e sua equipe enfrentaram o emocionante desafio de transformar o método moderno em tecnologia ecológica. E eles vislumbram abrir novos caminhos na arena dos arranha-céus com consciência ambiental, um passo adiante em uma cidade conhecida por seu enorme consumo de energia.