A série de sucesso do canal Nat Geo, "Explorer", estreia um especial "Maria: História de Devoção" que apresenta a relevância de Maria e as diferentes nuances que sua imagem é vista na cultura que é venerada.

Por mais de 2000 anos ela tem sido reverenciada como a Virgem Santa, a Rainha da Paz, e a Mãe de Deus…mas a fé não é encontrada em escrituras antigas, ela é uma experiência viva. Para realmente entender a Virgem Maria, precisamos entender os milhões de fiéis que se dedicam a ela. O que estamos prestes a descobrir é um complexo mundo de paixão espiritual, obsessão e corrupção. Este é um programa que vai mostrar o conflito entre a experiência mística e a religião organizada, os perigos de se acreditar em falsos profetas, e a necessidade humana primária de conectar-se com uma figura materna divina.

Este episódio acompanha uma mãe de três filhos com câncer terminal ao que ela faz sua primeira peregrinação para a milagrosa vila de Medjugorje, na Bósnia e Herzegovina, onde seis crianças alegaram ter visto a Virgem Maria em 1981. Também conhecemos Terry Colafrancesco, que fundou a Caritas of Birminham depois de um visionário visitante de Medjugorje tê-lo visitado no Alabama. Uma comunidade religiosa independente, a Caritas é dedicada a difundir as mensagens de Nossa Senhora de Medjugorje. Ainda assim, Caritas revela ter um lado mais complicado e talvez até obscuro em sua devoção a Maria.

"Maria: História de Devoção" estreia dia 20 de dezembro, às 22h15 no Nat Geo.