Falaaaa, galerinha do "No Controle"! Quem espera um 2016 tranquilo e de recuperação pode ter se frustrado. O ano começou com o mundo agitado. No início da madrugada desta quarta, dia 6 de janeiro, os principais canais de notícias ficaram agitados com a informação divulgada pela Coreia do Norte que sua primeira bomba de hidrogênio teria sido realizada com sucesso.

O problema é que o assinante brasileiro que quisesse mais informações teria de fazer malabarismos para trocar entre os canais de notícias.

NET e Claro

As duas operadoras adotam numeração parecida e fizeram uma grande ação de marketing para o lançamento do "juntinho". A novidade colocaria os canais organizados por gênero, facilitando a navegação entre os canais. Tudo funcionou para os canais de músicas, filmes, séries… Mas como ficaram os de notícias? Ficaram "soltinhos, soltinhos".

Como era madrugada, o assinante precisava zapear para encontrar algum canal ao vivo e atualizado. O jeito era lembrar que a GloboNews fica no 40, a Band News no 77, a CNN Internacional no 202, a CNN en Español no 210 e a Record News no 14 da Claro e 78 da NET. Cada um em um canto do line-up.

SKY

Na SKY os canais de notícias ficam mais agrupados, com exceção da GloboNews sintonizada no canal 40, os outros seguem assim: TV Climatempo no 106, Band News no 107, BBC World News no 108, Bloomberg no 109, CNN International no 110 e Record News no 179 (junto dos canais abertos, por questão legal).

Oi

Na Oi TV o assinante tem a Record News no canal 14, GloboNews no 40, Band News no 180, CNN International no 181, CNN en Español no 182, Bloomberg no 183 e TV Climatempo no 189.

Vivo

A Vivo no DTH segue numeração de três dígitos. A Record News é o primeiro canal no line up e pode ser sintonizada no 241. A GloboNews aparece no 340. Band News no 405, Bloomberg no 406 e CNN International no 407. BBC World News no 410 e Telesur no 448.

Nossa TV

A pequena Nossa TV começa sua grade de notícias com a Rit Notícias no canal 2, depois com a RT en Español no canal 12 e encerra com a CNN en Español no 19.

Dois pontos

O que se percebe é que algumas operadoras até tentam manter os canais agrupados, mas esbarram em questões como a Record News que é um canal aberto obrigatório e no DTH deve ficar agrupado juntos dos demais canais abertos. Outro canal problemático é a GloboNews, a programadora exige o canal em numeração fixa o que impede seu correto agrupamento junto aos demais.

Outro ponto é padronização dos canais ofertados. Praticamente todas as operadoras oferecem um conjunto básico de canais, sem muita variação. A exceção fica por conta da Vivo que carrega o Telesur, um canal de notícias voltado para a América do Sul, e a Nossa TV que oferece o RT, um canal de origem russa que transmite sua programação em espanhol.

Lembrete

Na próxima semana, na quinta-feira, dia 14 de janeiro, os canais EI Maxx e EI Maxx 2 estreiam nas grades das operadoras NET e Claro HDTV. A primeira terá apenas as versões em HD dos canais. Já no DTH terá os sinais em SD e HD. E a bola rola…

Férias

Janeiro começa com Acampamento para famílias na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). Com o tema "Hoje entrou a salvação nesta casa" (Lc 19,9), o evento é o primeiro do ano, de 8 a 10/01, e terá a participação do padre Christhian Shankar, da Diocese de Divinópolis (MG), conhecido por seu jeito descontraído para falar sobre relacionamentos. São esperadas mais de 12 mil pessoas para os três dias de Acampamento.

Lei

O congresso deve votar ainda neste primeiro semestre de 2016, um projeto de lei que prevê o ressarcimento de valores caso sua TV por assinatura fique sem sinal por um período mínimo de 30 minutos. O projeto prevê ainda que o ressarcimento será realizado em forma de desconto proporcional na mensalidade e não precisará ser solicitado pelo assinante.

Manutenção

O mesmo projeto prevê que em caso de corte para manutenção, o assinante terá de ser avisado com pelo menos três dias de antecedência. Caso contrário, a operadora poderá ser multada.

Ela volta

O sucesso de audiência da reprise do "Troca de Famílias" fez a Record anunciar um "nova" temporada do reality. O programa terá mais 13 episódios exibidos, mas com uma mudança no dia de exibição: os programas vão ao ar apenas nas terças.

Ela volta 2

Outra produção da Record que será reprisada ainda em janeiro é "José do Egito", no lugar de "Rei Davi".

Cadê ela?

Enquanto isto, segue guardada em algum canto da emissora da Barra Funda a novela "Escrava Mãe". Produção inédita que substituiria "Os Dez Mandamentos". Ninguém sabe quando será exibida. Acho que pode ser algum problema de gerenciamento…

Faltou criatividade

No último sábado duas novelas da Globo exibiram cenas idênticas. Totalmente Demais e A Regra do Jogo mostraram cenas de "panelaços". Está faltando criatividade?

***

Bom, por hoje é só. Volto em breve com novidades!