E mais um feriado se aproxima, mas desta vez vai cair num domingo. Quem diria, perdemos um dia extra de descanso neste mês. Talvez por isto, as programadoras e operadoras estejam trabalhando em ritmo acelerado para apresentar as novidades de 2016.

A gente começa esta edição do "No Controle" com notícias além-mar, vindas de Portugal.

Adeus

Os canais Discovery Science e Discovery Civilization deixam de transmitir seus sinais em Portugual a partir desta quarta-feira, dia 11 de novembro. A decisão foi tomada exclusivamente pela Discovery Networks e até o fechamento desta edição não havia sido informado se novos canais serão lançados. Ao que tudo indica, por enquanto, eles darão adeus e nenhuma novidade é esperada.

Adeus na Espanha

Na Espanha os canais Discovery Science, Discovery Civilization e Discovery Turbo encerraram suas transmissões em 31 de julho deste ano. Naquele país, os canais não foram substituídos por nenhum outro novo produto da Discovery Networks.

Adeus no Brasil?

Embora o sinal transmitido em Portugal seja o mesmo exibido no Brasil, por enquanto não há informações sobre o cancelamento dos canais por estas bandas. Recentemente, circularam rumores de inclusão dos dois canais em uma grande operadora via satélite brasileira, mas aparentemente a estreia teria sido adiada. Os motivos não foram divulgados.

FOX Comedy

Ainda falando sobre Portugal… o canal FX vai se despedir em breve do público português e em seu lugar será lançado o novo FOX Comedy. O novo canal terá programação dedicada ao humor e comédia. A emissora já está comunicando os assinantes do novo nome e perfil de programas. Além disto, já tem gravado shows de stand up para exibição no futuro.

Audiência

Por falar na rede Discovery, seus canais seguem com boa penetração no mercado internacional. Segundo dados divulgados pela programadora no início deste mês, o canal Discovery Channel está presente em 386 milhões de lares. O Discovery World já conta com 19 milhões de assinantes em todo o planeta. Discovery MAX ainda não chegou ao Brasil, mas já acumula 19 milhões de assinantes. Outro desconhecido do público brasileiro, o Discovery History está presente em 11 milhões de lares.

Boa estreia

O público brasileiro pode conferir neste último domingo a estreia da nova temporada de "Largados e Pelados". O reality show tem uma proposta interessante e exaustiva. 12 participantes, com habilidade diferenciadas, são deixados à própria sorte em regiões inóspitas da Colômbia. Eles portam apenas um instrumento e um mapa. Sem roupas, sem alimentos e bebidas, e sem qualquer auxílio terão de sobreviver por 40 dias. O primeiro episódio terminou com a desistência de um lutador após dias sofrendo com câimbras. Vai ao ar no Discovery Channel a partir das 20h40. Um excelente programa para quem deseja fugir da tradicional programação da TV aberta brasileira.

Boa estreia – Parte 2

Outro programa interessante para acompanhar estreou também neste domingo, dia 8 de novembro, mas no Canal Brasil. Estou falando do surtado talk show "Bipolar". Apresentado por Michel Melamed, o programa não segue um roteiro tradicional. É preciso estar atento para não se perder nos atos de loucura e insanidade que parecem rondar a atração. A estreia teve como convidado o ator Mateus Solano. Vai ao ar às 21h e vale muito a pena assistir.

Cara nova

A operadora de multisserviços Oi finalmente renovou o visual de seu sítio na internet. Está melhor e mais fácil de localizar as informações. Só precisaria dar uma "repaginada" em alguns serviços e melhor a qualidade da internet, telefonia fixa, telefonia móvel….

Áudio

O ano de 2015 realmente não está sendo bom para os profissionais que lidam com áudio na TV brasileira. Wanessa Camargo passou por saia justa no início do ano no programa do Gugu. Xuxa já reclamou ao vivo de problemas no áudio. De vez em quando falha o microfone dos convidados no adorável Mulheres da TV Gazeta. Até o (show de calouros) The Voice Brasil já teve seus dias complicados. O que tem acontecido?

Áudio – Parte 2

As operadoras de TV por assinatura poderiam e deveriam tratar melhor também da qualidade de áudio de seus canais. A Claro HDTV, por exemplo, precisa olhar com urgência para a qualidade (ou falta) de algumas rádios de seus sistema. A Jovem Pan FM parece ter muita compressão e quase ser transmitida em mono. Poderiam melhorar e presentear o assinante com um áudio potente e cristalino.

Deu ruim

Por falar em "cristalino"… alguma coisa "deu ruim" na Claro HDTV. O sinal da RedeTV! foi substituído por uma fonte analógica. A imagem está sem definição nenhuma e é possível ver "chuviscos" na imagem. Poderiam aproveitar e deixar o sinal em 16:9 assim que arrumarem o problema.

***

Por hoje é só. Tenham uma excelente semana e bom "feriado".