A The Walt Disney Company e a Twenty-First Century Fox anunciaram nesta quinta-feira, dia 14 de dezembro um bilionário acordo em que a Disney adquire o 21st Century Fox, incluindo Twentieth Century Fox Film e estúdios de televisão, além de canais internacionais e de TV paga, por um total aproximadamente de 52,4 bilhões de dólares (o valor pode sofrer alterações).

O primeiro passo do acordo será separar a 21st Century FOX das redes FOX News, FOX Business Network, FS1, FS2 (canais FOX Sports nos Estados Unidos) e Big Ten Network, formando uma nova empresa.

Com o acordo, a Disney passa a ser dona de franquias de sucesso do cinema como Avatar, X-Men, Quarteto Fantástico, Deadpoll, e The Grand Budapest Hotel, entre outras. Além disto, sucessos da TV como Os Simpsons, This is Us, Modern Family e muitos outros também mudam de casa.

O acordo inclui ainda a aquisição da rede FX, Nat Geo, FOX Sports Regional Networks (redes locais da FOX Sports nos Estados Unidos), FOX Networks Group International (como os canais FOX na América Latina e Brasil), Star India e a parte da FOX nas empresas Hulu, SKY (na Europa), Tata SKY e Endemol Shine Group.

O negócio necessita ainda de aprovação dos órgãos reguladores.