“Partida”, documentário dirigido por Caco Ciocler, estreia no Canal Brasil nesta terça (05). O longa nasceu meio por acaso, quando a atriz Georgette Fadel, diante do resultado da última eleição presidencial no Brasil, promete se candidatar à Presidência da República em 2022 por um partido formado só por mulheres. Fascinado pelo posicionamento político da amiga, Ciocler topou acompanhá-la em uma viagem de carro em direção ao sul do país. O objetivo era ir até o Uruguai e passar a virada do ano de 2018 no sítio do ex-presidente Pepe Mujica, maior inspiração política de Fadel.

- Publicidade -

Quando surgiu a ideia de filmar a trajetória, foi preciso trocar o carro pelo ônibus. Se juntaram à empreitada Vasco Pimentel, craque da sonoplastia, as fotógrafas Manuela Rabinovitch e Julia Zakia, diretora do longa “Rio Cigano” e do curta “Rã”, e o provocador Léo Steinbruch, empresário com posições políticas bem diferentes das de Georgette e, consequentemente, opositor das ideias de Fadel. As brigas entre a esquerda e a direita, que dividiram amigos, famílias e o país em 2018, serão revisitadas em um jogo entre ficção e documentário.

O segundo título dirigido por Ciocler foi extremamente premiado no 14º Fest Cine Aruanda, em João Pessoa, levando o Prêmio Especial do Júri de Melhor Filme, Melhor Som para Vasco Pimentel, Melhor Atriz para Georgette Fadel e Melhor Montagem para Tiago Marinho. O filme também foi indicado para o 23º Festival de Málaga, para o Rio International Film Festival e para a 43ª Mostra de São Paulo.

“Partida” estreia dia 05 de janeiro, às 20h15 no Canal Brasil.

- Publicidade -