globonews No mês em que a Primeira Guerra Mundial completa cem anos, o programa ‘Milênio’ da próxima segunda-feira, dia 23, apresenta uma análise do conflito que até hoje desperta polêmicas sobre suas causas e consequências. Historiadores ainda tentam entender o que se passou no período, a ponto de transformar um assassinato político em Sarajevo, na Bósnia, em ações que acabariam culminando em uma guerra mundial. A atração vai ao ar no canal GloboNews a partir das 23h30.

[creditos:051e1e6a74]
Divulgação / GloboNews [/creditos:051e1e6a74]

O repórter Silio Boccanera vai à Universidade de Oxford, na Inglaterra, para conversar com a professora Margaret MacMillan, considerada uma das maiores autoridades sobre o assunto e autora do livro “A guerra que acabou com a paz”, best seller internacional no qual reconstitui as transformações políticas e tecnológicas que a Europa sofreu nos anos que antecederam a grande guerra. Na entrevista, Margaret faz uma análise de como a guerra contribuiu para a Revolução Russa, em 1917, e de como o senso de humilhação de uma Alemanha vencida criou um ambiente propício para a ascensão política de Adolf Hitler.

A historiadora mostra como, até hoje, a guerra serve para o entendimento de escaladas políticas e militares a partir de pequenos incidentes, que podem provocar mal entendidos e conflitos não desejados. É possível encontrar paralelos históricos na crise dos mísseis em Cuba, em 1962, e nos recentes eventos na Ucrânia, por exemplo.