A nossa relação com as compras diz muito sobre nós: cedemos espaço e energia para acúmulo e gastos desnecessários? Avaliamos nossas necessidades antes de comprar? Entendemos o impacto ambiental de cada item que tiramos da prateleira? Essas são algumas das perguntas lançadas por "Menos é Demais", série que depois de uma bem-sucedida primeira temporada retorna ao Discovery Home & Health.

- Publicidade -

"Menos é Demais" ganha 13 episódios na safra inédita. Cada um deles tem meia-hora de duração e vai à casa de uma família – entre prateleiras abarrotadas, objetos espalhados pelo chão e armários sobrecarregados, atender à denúncia de um amigo ou parente que não aguenta mais conviver com quem desenvolve um vínculo excessivo com o consumo.

À frente da transformação está Chiara Gadaleta, ex-modelo e porta-voz da moda sustentável no Brasil. Com o auxílio de especialistas convidados, ela cria e coloca em prática soluções para um problema comum a todos os participantes: aqueles objetos que supostamente deveriam facilitar a vida são, na verdade, um grande problema.

Primeiro, as roupas, acessórios, sapatos, eletrodomésticos e bugigangas – muitos deles sem uso – serão contados e expostos de forma que fique clara a dimensão do consumo. Os excessos são dispostos em um mesmo ambiente, momento em que as pessoas são confrontadas com sua própria capacidade de gastar dinheiro com inutilidades que ficam por anos escondidas em armários. Depois, começa missão que vai transformar a vida dos participantes: no lugar do apego, a renovação.

Os próprios participantes separam os itens que manterão, com limites estabelecidos por Chiara. Por fim, ela e os especialistas convidados ajudam a organizar os espaços antes tomados por bagunças. Surgem novas utilidades e consciência em relação à função do consumo.

A segunda temporada de "Menos é Demais" estreia dia 08 de janeiro, às 20h30 no Discovery Home & Health.

- Publicidade -