A TV Cultura exibe nesta sexta-feira, dia 22 de janeiro, a partir das 22h, uma edição do programa Provocações com a participação do jornalista, contista e romancista Ignácio de Loyola Brandão. O escritor conta, no Provocações desta semana, a curiosa passagem de Jean-Paul Sartre e Pelé em Araraquara (cidade natal do escritor) e fala da riqueza que a literatura trouxe para sua vida

- Publicidade -

Autor com obras traduzidas para diversas línguas, entre elas o húngaro, alemão e coreano, Loyola começa a entrevista já brincando com o título de uma de suas publicações: Você é jovem, velho ou dinossauro? E comenta: "Eu me sinto um dinossauro, um velho e, às vezes, jovem."

Na descontraída conversa com Abujamra, Ignácio conta sobre a curiosa passagem de um dos mais importantes filósofos do mundo, o francês Jean-Paul Sartre, em Araraquara – sua cidade natal – e o rei Pelé, na época em plena atividade no Santos Futebol Clube. "Sartre foi fazer uma palestra em Araraquara para jovens filósofos e, ao mesmo tempo, o Santos jogava contra o Ferroviária (time de Araraquara). Ao final de tudo, quando a palestra acabou e também o jogo, Sartre e Pelé se cruzaram na mesma esquina. Alguns dos jovens foram atrás do rei, deixando o filósofo de lado", conta. "Hoje a esquina é famosa na cidade e conhecida como a esquina Sartre Pelé".

A riqueza que a literatura trouxe para sua vida, não no aspecto financeiro e, sim, de experiência, foi assunto colocado na mesa, levando o autor a comentar sobre sua entrada para a Academia Paulista de Letras e confessa: "Parei de tentar ser o melhor, a competição não faz sentido. A literatura não é Fórmula 1. Você não corre, produz."

- Publicidade -