O programa Provocações, da TV Cultura, a partir desta semana passa ser veiculado todas as terças-feiras, sempre às 23h. E na próxima edição, dia 7 de setembro, o apresentador Antônio Abujamra entrevista o fotógrafo e ex-modelo Ivan Alexandre.

Nascido em uma família de artistas, ele entrou para o mundo da moda por influência da mãe publicitária e da irmã cineasta. Foi morar na Europa e, durante um ano e meio, enfrentou dificuldades para se estabelecer profissionalmente.

No bate-papo com Abujamra, Ivan conta que sua magreza e altura foram obstáculos iniciais para conseguir trabalho. Mas, como na moda as tendências estão em constantes mudanças, ele se tornou o modelo brasileiro mais bem-sucedido internacionalmente dos anos 90. Apesar do sucesso fora do país, ele declara: “O modelo masculino não tem fama. Por mais que ele trabalhe, ninguém se recorda de nenhum profissional”.

Mas não era esta sua única vocação. Ele começou a se apaixonar pela fotografia enquanto trabalhava como modelo e aproveitou o meio em que estava para atuar como assistente dos fotógrafos de moda. Em 2000, trabalhou com o badalado profissional peruano Mario Testino.

Inspirado por nomes como Helmut Newton e David Bailey, Ivan Alexandre recebeu o Primeiro Prêmio de Fotografia da 8ª Bienal Internacional de Arte de Roma de 2010. A foto premiada, intitulada O Tapa, é uma cena em que o ator Bruno Fagundes, filho de Antônio Fagundes, leva um tapa no rosto da modelo Caroline Bitencourt.