A partir de 1º de janeiro, o programa 50 por 1 levará os telespectadores da Rede Record para uma emocionante volta ao mundo em 80 dias. A quarta temporada é baseada no romance clássico de Julio Verne, A Volta ao Mundo em 80 Dias – no qual o personagem principal aceita a aposta de seus colegas em um clube de Londres para completar, no número de dias estipulado pelo título do livro, uma volta completa ao redor do mundo.

O programa vai explorar o lado mais "reality show" das aventuras de Garnero.

Essa aposta é agora o grande desafio de Garnero. Como o personagem principal de Julio Verne partiu para sua volta ao mundo acompanhado, o apresentador também parte em companhia de José Ramalho – escritor, jornalista, fotógrafo e aventureiro (autor de mais de 100 livros, Ramalho foi o primeiro a pedalar até o acampamento base do Everest).

Como a proposta é se manter mais fiel possível às condições da época de Julio Verne, a viagem não poderá contar em nenhum momento com a facilidade moderna de um avião. Atravessando savanas, continentes gelados, estepes asiáticas ou oceanos ameaçados por furacões, Álvaro Garnero vai embarcar em cargueiros, motor homes, trens, transatlânticos, mas nunca aviões.

O apresentador vai enfrentar situações dramáticas e inusitadas, contrastes de cultura e comportamentos, além de experimentar comidas exóticas de diferentes continentes. No total, o programa passará por 20 países, entre eles Reino Unido, Estados Unidos, Japão, Mongólia, China, Filipinas, Coreia do Sul, entre outros. Assim como na história de Julio Verne, Álvaro Garnero e José Ramalho partem de Londres com o firme propósito de retornarem à capital inglesa em 80 dias.

A quarta temporada de 50 por 1 tem direção de José Amâncio e Sérgio Augusto de Andrade, que também assina o roteiro e edição. A atração será exibida aos sábados, a partir da meia noite.