Nesta terça-feira, dia 22 de fevereiro, foi anunciada a lista dos indicados ao Digital Emmy e a Rede Globo concorre nas categorias não-ficção e ficção com os projetos Globo Amazônia e As vozes do Araguaia, respectivamente. O anúncio dos vencedores acontecerá no dia 04 de abril, durante cerimônia no MIPTV, em Cannes.

- Publicidade -

O Digital Emmy é concedido pela International Academy of Television Arts & Sciences, organização sediada em Nova York que congrega emissoras de TV de países do mundo todo e premia conteúdo interativo apresentado em plataforma digital.

O Globo Amazônia (www.globoamazonia.com) – é um projeto lançado em setembro de 2008 e que reúne, numa única página, notícias ambientais sobre a Amazônia e um mapa interativo atualizado em tempo real com dados de queimadas e desmatamentos na região. O internauta pode ver detalhes e informações de cada um dos pontos e registrar seu "protesto" virtual contra a destruição da floresta. Até hoje, quase 600 mil pessoas adicionaram o aplicativo do Globo Amazônia no Orkut e registraram mais de 54 milhões de protestos.

Em 2009, a convite da Comissão Europeia, o projeto foi apresentado em um Simpósio Internacional sobre o mapeamento digital da Terra em Stresa, na Itália. No final do mesmo ano, também a convite da Comissão Europeia, o Globo Amazônia participou da 15ª Conferência Mundial do Clima em Copenhagen, na Dinamarca. No início de 2011, o projeto foi ampliado. O novo Globo Natureza (www.globonatureza.com) engloba também outros biomas do Brasil.

As Vozes do Araguaia é um projeto que apresenta de maneira sensível e envolvente a região do Araguaia por meio de imagens emocionantes e depoimentos verdadeiros de seus habitantes. O projeto fez parte das ações de lançamento da novela das seis, Araguaia, que estreou no dia 27 de setembro de 2010. A criação foi da Divisão de Comunicação Transmídia da TV Globo, que realizou um extenso trabalho de pesquisa para identificar e localizar moradores e visitantes do lugar.

Na época da estiagem, de julho a setembro, o Araguaia vê sua população multiplicar por causa do turismo atraído pelo surgimento das belas praias e ilhas de areias brancas. Todos os depoimentos podem ser vistos no site do projeto (www.vozesdoaraguaia.com.br). O site tem os minidocumentários, o making of dessa aventura, fotos de bastidores, perfis dos entrevistados e informações sobre a região. E, integrando ficção e realidade, traz ainda entrevistas com os personagens da novela de Walther Negrão, com direção de núcleo de Marcos Schechtman.

Globo Amazônia concorre com uma reportagem e um mapa interativo sobre geoglifos na Amazônia, com as produções do Reino Unido, Canadá e Noruega. Já o site Vozes do Araguaia disputa com produções do Líbano, Holanda e Reino Unido.

- Publicidade -