A RedeTV! dará um importante passo nos avanços tecnológicos ao realizar no próximo domingo, dia 23 de maio, a partir das 21h, como programa Pânico na TV, a primeira transmissão ao vivo em 3D em sinal de TV aberta no mundo. O canal já está sendo transmitido via satélite para todo o país, porém ainda com imagens em 2D.

No último domingo (16), a equipe de operações finalizou testes para a homologação do sistema e qualidade da transmissão em três dimensões. Segundo Kalled Adib, superintendente de Operações da RedeTV!, a implantação da tecnologia 3D fortalece a visão de vanguarda da emissora, primando pela distribuição máxima do sinal e oferecendo a melhor qualidade possível de transmissão em TV aberta.

Um alto investimento em equipamentos foi feito para dar início às transmissões em 3D. Para captação de imagens tridimensionais são utilizadas duas câmeras por eixo, gerando efeito de profundidade. "Há mudanças na técnica de enquadramento e no posicionamento das câmeras. Para a transmissão 3D é necessário recriar o que se vê com o olho esquerdo e com o olho direito", explica Kalled. Ainda segundo o superintendente, a ideia é criar a sensação de profundidade, sem abusar de projeções em relevo porque testes realizados mostram que isso poderá causar fadiga.

Depois do Pânico na TV, a emissora estenderá a tecnologia 3D para os demais programas de sua grade, incluindo as provas de automobilismo e as partidas de futebol do Campeonato Brasileiro da Série B.

A transmissão inédita em 3D do próximo domingo será o segundo marco da RedeTV! na história da televisão mundial. Em janeiro de 2008, a emissora passou a exibir toda a programação em alta definição – 100% HD (High Definition), sendo a primeira no mundo a transmitir programação 24 horas por dia em HD.